terça-feira, 5 de abril de 2011

O Grito...

Todas as formas que o homem criou para estabelecer uma comunicação com o outro, com o próximo, me encantam. Para se mostrar, criar vínculos, apresentar-se, impor-se ou apenas se identificar, utilizamos vários mecanismos, sejam eles verbais ou não verbais, que emitam som ou não, que se utilizem apenas de gestos ou que sejam pequenos movimentos. E todos têm um significado, um sentido. Apesar de saber dar apenas bom dia, boa tarde ou boa noite através da Língua Brasileira de Sinais, essa linguagem também me encanta. Porém, o meu fascínio é pelas formas e, principalmente, pelos sons que emitimos para conectarmos com tudo ao nosso redor.
A própria respiração ou o seu som identifica o estado em que encontramos. Sendo ela alterada não só por atividade física, mas também por alguma interferência no aspecto psicoemocional, então ela se torna um meio de comunicação. Quando algo que “aperta” o peito – pode ser uma pressão negativa, uma situação que não esperamos ou até mesmo uma paixão – saímos do sério. Enchemos os pulmões de ar e soltamos tudo num só sopro, como se aquilo fosse um remédio que ajudasse a aliviar a alma. Então, se o momento é mais intenso, a respiração fica mais ofegante, tal qual uma locomotiva. E com isso informamos a todos nosso estado.
Ainda não consegui ouvir o som do abrir e fechar das pálpebras, muito menos dos olhos quando se movimentam. Porém esse par brilhante emite códigos universais. Claro que com várias manifestações faciais, os olhos retratam estados, momentos tais como espanto, paz, medo, distanciamento, concentração. Enfim, emoções acompanhadas dessas alterações da face, do rosto. Mais uma forma de comunicação.
Do bocejo podemos fazer mais de uma leitura: quando se está com sono, cansado ou até mesmo em  instantes de tédio.
O grunhido é mais ou menos similar ao rosnado. Nós adoramos imitar os animais mesmo sem saber que o fazemos. Dizem por aí que, ao espreguiçarmos emitimos um som que é definido por grunhido. Meio estranho, mas identificável.
O sussurro, só pela expressão, principalmente quando lido pausadamente, bem devagar, se torna até erótico. Ele é um som baixo e confuso, não chega a um lamento, mas é como um murmúrio, um “zumbido”. Quando queremos que a nossa volta não sejamos entendidos, sussurramos.
O choro, assim como o sorriso, têm, se não me engano, duas dimensões: física e psíquica. Sejam eles estimulados por uma emoção de tristeza, descontentamento, ou de extrema satisfação, eles também são manifestações humanas e entendemos muito bem suas razões. Eles são comunicação.
A fala é a forma mais utilizada. Ela tem várias facetas: pode ser baixa, lenta, grossa, rouca, aguda, etc. É a forma mais comum entre os seres humanos. Ela é a expressão da palavra. É o discorrer. É o dizer. É o orar(lembrar “oratória”). Claro que de acordo com o canal utilizado, que é a língua proferida, dita abertamente, todos entendem a mensagem. Não sei se ela tem mais variações, porém lembro-me de duas bastante curiosas: a fala através do berro e a fala através do grito. O berro é quando emitimos som em tom áspero e elevado, quase um rugido, bradado e bramido fortemente, chegando a ser inconsequente. Agora, o grito é um som mais agudo e mais elevado. O grito é forte. Ele tem identidade. Mesmo ele sendo de dor, se mostra tal qual um “ato”. Ele pode ser uma palavra proferida em tom de protesto, de insatisfação. O grito chega a ser o fim da inércia, da estabilidade. Ele é a caracterização da ruptura. O grito é incômodo. Ele tem o poder de dispersar e, acima de tudo, de despertar, de acordar. Nem que seja num susto. Puro súbito. O grito é filme, é pintura. Ele inspira. Historicamente ele representa ato de várias classes. O grito tem “alma”! Quanto ao seu reflexo e à sua interferência nos seres humanos como um mecanismo de comunicação, ele se torna tangível! O grito tem a capacidade de  inspirar e transformar! O grito ecoa ao longe e não se sucumbe! Suas ondas atravessam montanhas, vales, florestas, rios, corações e mentes! O grito mobiliza! O grito abala! O grito é movimento! O grito é atitude! O grito é liberdade! O grito é verdade! O Grito é de Alerta!  
                                                                                                           
                                                                                                                              Por MENTE QUENTE
              Em função do outro é que me inspiro até o último suspiro de minh'alma. Com ele me encontro, me torno eu mesmo, me identifico e me conheço. Sem ele, me desintegro, me consumo num instante. Obrigado pela sua existência, meu próximo.
                                                                                                                              Por MENTE QUENTE

Obs.: homenagem à Comunidade Cristã "Grito de Alerta" de Ipatinga/MG - Brasil.

4 comentários:

  1. Massa Chicão, linda homenagem a nossa família. Mas o próprio nome é um grande legado. Que Deus nos dê direção, entendimento e força pra gritar.
    Abraço meu brodi, vc tem me edificado muito.

    ResponderExcluir
  2. Chicão é massa assumir a famíla assim.
    Queremos ser em sua vida como uma tatoo, que seja pra toda a vida e vida eterna.

    ResponderExcluir
  3. Po Chicao, pra mim e uma honra cara, tirar um pouco do meu tempo e ler o seus " pensamentos..."
    Na verdade, O Grito pode ser tão silencioso quanto o " Abrir e fechar das pálpebras de nossos olhos " rsrs. Fantastico esta comparacao. Assim compreendemos a sutileza e delicadeza de tua mente.
    Vc e uma mente quente brother. Ou melhor, MENTE BRILHANTE.
    Grande abraco, parceiro !
    Graça e paz !!!

    ResponderExcluir
  4. o som que mais me ensurdece é o som da minha alma, que grita, chora, e as vezes silencia me deixando mais surda ainda.. é o som da minha alma que me move.. e me da sensibilidade pra ouvir outras almas , atraves das varias formas externas..... um olhar talvez, uma letra, um sorriso, um blog.

    ResponderExcluir